Uma adolescente portuguesa de 14 anos faleceu na noite de segunda para terça-feira, na sequência de um acidente ocorrido na estrada das Plaines-du-Loup, em Lausanne (VD), enquanto fugia de um controlo policial, indicaram as autoridades em comunicado.

Queda violenta de mota
Alertado na segunda-feira à noite, por volta das 23h15, para um rodéio urbano no Chemon du Marronnier, um agente motorizado da polícia de Lausanne foi enviado ao local. Foi na estrada das Plaines-du-Loup que este encontrou a jovem, que conduzia uma mota sem capacete. Ao ver o polícia, a adolescente «fez meia-volta e partiu em alta velocidade para evitar o controlo policial».

Na curva à direita que forma o cruzamento entre a estrada das Plaines-du-Loup e a do Châtelard, a adolescente «perdeu o controlo do veículo e, por razões ainda desconhecidas, subiu para a zona relvada naquele local, antes de cair violentamente ao chão», precisaram as autoridades.

Responsabilidade do agente motorizado?
A vítima foi imediatamente socorrida pelo agente da polícia, mas, devido à gravidade dos ferimentos, «acabou por falecer algumas horas depois» no CHUV (Centro Hospitalar Universitário Vaudois).

Está em causa a responsabilidade do agente da polícia municipal na sequência fatal da perseguição? Em termos simples, terá o acidente mortal sido provocado por essa mesma perseguição? A intervenção foi proporcional? «Todos os elementos serão tidos em conta na investigação que está em curso», respondeu Michel Gandillon, substituto do chefe da divisão de comunicação da polícia de Lausanne.