Daillens, VD – A La Poste, operadora postal nacional da Suíça, reforçou as medidas de segurança no seu centro de triagem em Daillens, Vaud, em resposta a uma série de furtos de encomendas. Esta ação surgiu após relatos recorrentes de desaparecimento de pacotes, sobretudo de artigos eletrónicos.
Apanhado em flagrante
No início de 2022, destacou-se o caso de um emigrante, um trabalhador do centro de triagem, que foi apanhado em flagrante delito por agentes de segurança ao furtar dois pacotes contendo smartphones. A vigilância intensificada no local revelou-se eficaz, culminando na sua rápida detenção.
Provas recolhidas na habitação
Uma busca na residência do cidadão português revelou várias caixas vazias de telemóveis, correspondentes aos modelos reportados como desaparecidos. A investigação concluiu que ele desviou dez smartphones e um par de Airpods. Destes, apenas dois telemóveis e os auriculares foram recuperados e devolvidos aos seus legítimos proprietários.
Destino dos artigos furtados
O emigrante português confessou ter enviado dois dos telemóveis furtados para a sua irmã em França e outros seis para um conhecido também residente em França, demonstrando um esquema alargado de desvio de mercadorias furtadas para além das fronteiras suíças.
Sentença e consequências legais
Condenado por furto e violação do segredo postal e das telecomunicações, o emigrante foi sentenciado a 180 dias de multa a 30 francos por dia. Contudo, beneficiou de uma suspensão de pena de três anos, atendendo ao seu registo criminal limpo. Foi-lhe igualmente imputada a responsabilidade pelos custos do processo, no valor de 3.150 francos. A ordem penal não esclareceu se o português foi despedido após o incidente.