“Esta terça-feira, por volta das 19h30 horas, a polícia cantonal foi informada que vários tiros foram ouvidos em Chavornay. Enquanto as patrulhas circulavam pelo local, um homem telefonou à polícia afirmando que tinha disparado vários tiros do seu apartamento contra o vizinho do prédio em frente, ferindo-o gravemente”, esclareceu, na quarta-feira, a polícia do cantão de Vaud em comunicado.

Quando chegaram ao local, os agentes constataram que a vítima, um cidadão português de 44 anos, estava gravemente ferida na parte superior do corpo. O homem foi socorrido no local pelos paramédicos e, de seguida, transportado de ambulância para o Centro Hospitalar Universitário Vaudois (CHUV), onde se encontra em estado muito grave.

O presumível autor dos disparos, um suíço de 63 anos, foi detido na entrada de casa sem oferecer resistência e vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, que investigam agora as circunstâncias do crime. Segundo os primeiros relatos, o homem que vivia sozinho ficava era muito sensível ao barulho dos vizinhos.

Além disso, de acordo com testemunhas, o presumível autor dos disparos tinha estado a beber “desde cedo de manhã” nesse dia. Também soou ou assobiou “com uma espécie de buzina de nevoeiro” três vezes antes de disparar “seis tiros com um Magnum”.