Rui Chafes cria escultura para expor na Suíça

O escultor Rui Chafes criou uma peça de grandes dimensões em homenagem a Alberto Giacometti, a convite da fundação do artista suíço, que ficará instalada em Stampa, na Suíça.

No dia 25 de Novembro, a escultura “Olhos que não dormem” do escultor português Rui Chafes foi colocada no seu lugar definitivo. Concebida pelo artista português para o jardim do antigo hotel Piz Duan, a escultura foi fixada numa plataforma de madeira que cantilava sobre o rio Maira. A obra irá “criar um novo ambiente, rico em história, que poderá ser redescoberto numa perspectiva contemporânea da arte e da cultura internacional”, seundo a fundação suíça.

A escultura deixou Portugal no passado dia 1 de Novembro com um transporte excepcional devido à sua altura. Estacionado em Sorico à espera de uma licença do património cultural italiano, a obra foi então transportada e descarregada em Stampa no dia 13 de Novembro, a poucos metros do seu destino final.

Publicidade

A horizontalidade do olhar de Chafes será a partir de agora uma lança que vai agitar as encostas de Piz Duan e a imaginação dos observadores, tecendo um diálogo secreto com a imaginação de Alberto Giacometti e o arco das montanhas circundantes.

A inauguração da obra está agendada para o próximo dia 4 de Abril.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos