Um português de 27 anos, residente na Suíça, foi multado na alfândega em Bardonnex (Genebra). O homem transportava no seu carro três gatos adultos e quatro gatinhos de raça Bengala (ver foto) que não tinha declarado.

Os gatos, que vieram de Portugal, valem milhares de francos, comunicou a Administração Federal das Alfândegas. Durante uma verificação, os agentes descobriram os animais em duas jaulas. Uma das jaulas continha um gato e quatro gatinhos, enquanto a outra continha dois outros gatos. Os animais tinham viajado de Portugal durante 18 horas. Nenhum dos sete gatos foi desalfandegado, informaram as autoridades.

Além disso, os quatro gatinhos não tinham passaportes ou chips electrónicos. O proprietário dos gatinhos deveria ter fornecido uma declaração escrita de que os gatos jovens não tinham tido qualquer contacto com animais selvagens de espécies sensíveis à raiva desde o seu nascimento.

O português foi multado por violar a Lei do IVA. O caso foi também comunicado ao serviço veterinário competente por não cumprimento dos requisitos de importação veterinária.