Só no mês de abril, a polícia do Cantão do Valais registou seis novos delitos graves relacionados com o excesso de velocidade e, em alguns casos, com o consumo de álcool.

O caso mais recente ocorreu durante a noite de sexta-feira para sábado, quando um cidadão português de 41 anos foi apanhado a conduzir a 124 km/h numa zona onde o limite é de 50 km/h, na rua Traversière, na cidade de Sion. Segundo a polícia, os testes efectuados confirmaram que o condutor estava sob o efeito de álcool. A sua carta de condução foi-lhe retirada de imediato e o veículo foi apreendido.

Desde o início do mês, outros cinco casos semelhantes foram identificados. Em Orsières, a 12 de abril, um jovem suíço de apenas 18 anos — que tinha tirado a carta há cerca de um mês — foi apanhado a circular a 131 km/h numa estrada com limite de 50 km/h. Como seria de esperar, perdeu de imediato o direito de conduzir.

Outro caso envolveu um cidadão italiano de 33 anos que seguia em direcção a Itália, através do col do Simplon. Foi intercetado a 183 km/h numa zona limitada a 80 km/h. O condutor foi impedido de voltar a conduzir em território suíço e obrigado a pagar uma coima de vários milhares de francos suíços.

Desde o início de 2025, a polícia do Valais já contabilizou dez casos de condução temerária. As autoridades alertam que este tipo de comportamento põe vidas em risco e será tratado com máxima severidade.