Covid-19: Uso de máscara obrigatório nos espaços públicos fechados

O uso de uma máscara será obrigatório em todos os espaços públicos fechados na Suíça a partir de segunda-feira, o Conselho Federal anunciou a medida no domingo. As reuniões públicas espontâneas estão limitadas a 15 pessoas e recomenda-se o teletrabalho.

A pedido dos cantões e após a realização de uma reunião extraordinária no domingo, o Conselho Federal impõe o uso de máscaras nas estações ferroviárias, mas também em aeroportos e paragens de autocarros. Todos os espaços públicos fechados são afectados pela medida.

Num comunicado de imprensa, o Governo declara que a obrigação se aplica, por exemplo, em lojas, bancos, museus, restaurantes, discotecas, igrejas ou vestiários em salas de desporto. O mesmo se aplica às partes da administração pública que são acessíveis ao público. Nas escolas, infantários e áreas de treino físico, as máscaras só têm de ser usadas se fizerem parte do plano de protecção destes estabelecimentos.

“Evitar as reuniões de família”

O Conselho Federal recomenda também evitar, “na medida do possível”, reuniões com familiares ou amigos. Para eventos privados envolvendo mais de 15 pessoas, os convidados só podem comer ou beber enquanto estiverem sentados. O uso de uma máscara quando em pé torna-se obrigatório. Os dados pessoais devem ser recolhidos.

Os eventos privados com mais de 100 pessoas devem ter um conceito de protecção semelhante ao dos eventos públicos e só podem ser realizados em instalações acessíveis ao público.

Máximo 15 pessoas

É proibida a concentração espontânea de mais de 15 pessoas em locais públicos, em trilhos e parques. Isto é para evitar que eventos privados se desloquem para o espaço público.

Publicidade

Eventos organizados no espaço público, tais como reuniões políticas, são sempre permitidos. Mas apenas com medidas de protecção adequadas.

Conferência de imprensa

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos