Cantões francófonos harmonizam a reabertura de restaurantes e cafés

Houve uma sucessão de anúncios de medidas de flexibilização, na quarta-feira, na parte francesa. Os restaurantes reabrirão a 10 de Dezembro, excepto no Valais, e Genebra autoriza a abertura de todas as lojas no sábado.

Restaurantes em cinco cantões francófonos reabrirão as suas portas na quinta-feira 10 de Dezembro. Vaud, Genebra, Fribourg, Neuchâtel e o Jura concordaram em harmonizar a data de reabertura. Os Ministros da Economia dos cinco cantões concordaram que a harmonização era “sem dúvida a melhor mensagem a enviar a todos os actores, com medidas comuns, claras e compreensíveis”.

Quatro por mesa

Esta reabertura terá lugar dentro de um quadro sanitário rigoroso. Será obrigatório consumir sentado e fornecer detalhes de contacto dos clientes para rastreio. Haverá um máximo de quatro pessoas por mesa. E os estabelecimentos terão de permanecer fechados entre as 23:00 e as 06:00 da manhã.

A distância física e o uso de uma máscara quando o cliente não está sentado continuará a ser uma exigência.

Ainda sob pressão apesar da dimunição dos novos casos, o Valais mantém o seu sistema de restrições sanitárias até dia 13 de Dezembro. Christophe Darbellay, Presidente do Governo do Valais, reiterou que “mais alguns dias só podem ter um efeito benéfico sobre a situação epidemiológica”.

Genebra reabre as suas lojas

Pelo seu lado, o Conselho de Estado de Genebra anunciou a reabertura de todas as empresas em Genebra a partir de sábado. Lojas não essenciais tinham sido fechados no início do mês para conter a segunda vaga da epidemia, que atingiu o cantão.

As salas de cinema e teatros permanecem fechados. Este novo relaxamento vem depois de cabeleireiros, esteticistas e terapeutas terem podido retomar as suas actividades no sábado passado.

“Temos caído abaixo dos 250 casos diários de Covid”, disse o Conselheiro de Estado Mauro Poggia. No dia 27 de Outubro, o cantão tinha registado um pico de 1.210 novos casos. Desde então, o número diminuiu rapidamente porque foram tomadas medidas rigorosas e deram frutos, disse Poggia.

A fim de aumentar o seu volume de negócios, as lojas poderão abrir aos sábados até às 20 horas, de acordo com a decisão do Conselho de Estado. A reabertura no próximo sábado também diz respeito a museus, salas de exposições e bibliotecas.

Vaud: Dez pessoas no Natal

O Conselho de Estado de Vaud anunciou que está a relaxar as suas medidas. Museus e galerias podem reabrir a 1 de Dezembro. As cerimónias religiosas são permitidas com um máximo de 30 pessoas, sujeitas a um plano de protecção.

Embora os eventos públicos ou privados ainda estejam limitados a cinco pessoas, serão autorizadas reuniões no círculo familiar para um máximo de dez pessoas entre 18 de Dezembro e 3 de Janeiro.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos