Covid-19: Neuchâtel fecha bares, restaurantes e locais culturais

O cantão de Neuchâtel encerra não só bares e restaurantes, mas também locais de entretenimento e museus, a partir de quarta-feira, dia 4 de Novembro, às 23 horas.

“As medidas esarão em vigor até dia 22 de Novembro pelo menos”, anunciou esta segunda-feira o Conselho de Estado de Neuchâtel. O encerramento diz respeito a estabelecimentos públicos, bem como:

• Cinemas,

• Salas de concertos,

• Teatros.

• Museus.

Os hotéis não são afectados pela medida.

Por enquanto, não existem novas restrições às lojas, incluindo as lojas consideradas não essenciais. “Devem, no entanto, aplicar rigorosamente os planos de protecção em vigor”, diz a declaração. O número de pessoas é limitado a 1 por 8 m2 de espaço (incluindo pessoal).

• As instalações de entretenimento e lazer ficarão fechadas. Isto aplica-se a ginásios, centros de bem-estar, salões eróticos, piscinas, pistas de bowling e outras salas de jogos. Os desportos de contacto são proibidos e as actividades desportivas sem contacto são limitadas a cinco pessoas, sem limite de idade.

• A organização de mercados e feiras em espaços fechados é proibida. Ao ar livre, podem ser mantidas, mas devem ser usadas máscaras.

• São proibidos eventos e encontros, públicos ou privados, incluindo dentro do círculo familiar, tanto dentro como fora, que reúnam mais de cinco pessoas. As famílias com mais de cinco pessoas não são afectadas por esta medida.

Publicidade

• As cerimónias religiosas também são proibidas, com excepção dos funerais. No caso de enterros, desde que as pessoas estejam sentadas, 50 pessoas podem comparecer, e as normas sanitárias devem cumpridas. Também são feitas excepções para assembleias de corporações políticas, manifestações políticas ou da sociedade civil e a recolha de assinaturas.

Estas decisões são tomadas após consulta dos círculos envolvidos, incluindo GastroNeuchâtel, explicou o Conseil d’Etat. Este último especificou que está a trabalhar na elaboração de medidas de apoio económico para os sectores assim forçados a fechar. As decisões e uma comunicação sobre este assunto seguir-se-ão no decurso da semana.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos