As novas medidas de desconfinamento do Conselho Federal entram em vigor na segunda-feira, dia 19 de Abril.

Restaurantes e bares poderão reabrir as suas esplanadas. Os clientes terão de estar sentados e só poderão retirar as suas máscaras quando estiverem a comer. As discotecas e os salões de dança permanecerão fechados.

Os locais de lazer e entretenimento acessíveis ao público serão autorizados a reabrir as suas áreas interiores, como já aconteceu com as lojas e os museus. Os jardins zoológicos e botânicos poderão reabrir na sua totalidade. No entanto, as áreas interiores dos centros de bem-estar permanecem fechadas.

O ensino presencial será novamente permitido em todo o lado, incluindo nas universidades e no ensino superior. O número de participantes será limitado a 50 pessoas e as salas só poderão ser utilizadas até um terço da sua capacidade máxima.

Será novamente possível realizar eventos com público. O número de pessoas será limitado a 100 no exterior – para um jogo de futebol ou um concerto ao ar livre, por exemplo – e a 50 no interior, tais como cinemas, teatros e salas de concertos. A capacidade do local deve ser limitada a um terço. Os visitantes devem estar sentados e usar uma máscara. Devem manter sempre uma distância de pelo menos 1,5 metros ou estar separados por um assento.

Outros eventos serão novamente possíveis para um máximo de 15 pessoas, tais como visitas a museus, reuniões de associações ou encontros no campo do entretenimento e lazer.

Serão permitidas actividades desportivas e culturais “amadoras” até 15 adultos, individualmente ou em grupo. As competições serão permitidos sob as mesmas condições. No exterior, deve ser usada uma máscara ou deve ser mantida uma distância de 1,5 metros. No interior, as máscaras devem ser usadas e as distâncias respeitadas. Serão possíveis excepções para actividades onde o uso de máscara não é possível, tais como em ginásios e coros. Os desportos que envolvam contacto físico serão proibidos em espaços interiores, mas podem ser permitidos ao ar livre se for usada uma máscara.

Se uma empresa implementar um plano de rastreio que permita que os seus empregados sejam testados uma vez por semana, estará isenta de quarentena. As pessoas nos lares que tenham sido vacinadas ou que tenham contratado a COVID-19 e que tenham recuperado podem ser isentas da exigência de máscara.

Conferência de imprensa: