Os funcionários aduaneiros interceptaram uma carrinha contendo alimentos não declarados e roupa de marca falsificada, em Bavois (Vaud), na auto-estrada A1. Para além de uma multa, o condutor de nacionalidade portuguesa terá de pagar taxas aduaneiras e IVA. A roupa contrafeita fori-lhe retirada.

O controlo foi efectuado na manhã do dia 14 de Outubro, segundo o anúncio feito pelo o Departamento Federal das Alfândegas e Protecção de Fronteiras na terça-feira. O emigrante de 59 anos, residente na Suíça, estava ao volante do veículo registado nos Grisões (Graubünden) e estava acompanhado por uma mulher portuguesa de 56 anos.

Carne, óleo e vinho

Durante a inspecção, a patrulha encontrou 47,8 quilos de carne, 89,7 litros de óleo, 87,5 litros de vinho, 0,85 litros de álcool forte e 5,2 quilos de queijo. As mercadorias destinavam-se a particulares e empresas e não tinham sido declaradas aquando da sua entrada na Suíça.

A carrinha transportava também mercadorias não alimentares, incluindo numerosas roupas e acessórios de marca falsificados com um peso total de 85 quilos. As mercadorias foram apreendidas até ao desalfandegamento e foi exigida por violação da lei do IVA e da autoridade aduaneira.

Sobrecarregado

Os funcionários ainda registaram que a carga estava 15,6% acima do peso autorizado. O condutor será denunciado à autoridade competente do cantão de Vaud. O condutor também foi denunciado por uma infracção ao código da estrada em Lucerna.