Suíça não impõe uso de máscara, mas irá distribuir 1 milhão por dia

Foto: Keystone
Foto: Keystone

As autoridades suíças preparam-se para aliviar, na próxima semana, algumas restrições impostas para travar o contágio do novo coronavírus, mas, disse hoje o ministro da Saúde, Alain Berset, o Conselho Federal “não recomenda usar máscara numa situação normal”, considerando o distanciamento de 2 metros e a lavagem das mãos como regras mais eficazes de proteção.

No entanto, as empresas e setores económicos, que devem elaborar os seus próprios planos, podem prever a obrigação de uso de máscara. “Se considerarem necessário o uso de máscara, pode ser uma boa ideia. Basta que adquiram as máscaras à medida que forem precisando”, acrescentou o ministro.

Por outro lado, a Conselheira Federal Viola Amherd adiantou que o exército começará, na segunda-feira, e durante duas semanas, a distribuir 1 milhão de máscaras por dia aos principais estabelecimentos comerciais. O exército suíço distribuiu até hoje 21 milhões de máscaras pelos cantões e dispõe de reservas de 18 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de máscaras FFP2. No mercado interno, a Suíça irá produzir entre 80 a 100 milhões de máscaras.

Sobre as máscras em tecido, Alain Berset e Daniel Koch afirmaram haver algumas dúvidas quando à sua eficácia. O Ministro da saúde lembrou “não ser médico, mas sim economista” para não responder à pergunta.

Publicidade

A Suíça regista uma quebra nos números de novos contágios, contabilizando cerca de 1.200 mortos associados à Covid-19, e prepara um levantamento progressivo das restrições, a partir de 27 de abril, começando pela reabertura de creches, consultórios médicos e de fisioterapia, cabeleireiros ou floristas. Escolas primárias, outras lojas e mercados deverão reabrir a 11 de maio e estabelecimentos de ensino profissional, secundário e universitário, museus, bibliotecas e zoos a 8 de junho.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos