O inacreditável engano da patrulha acrobática da Força Aérea Suíça

No sábado 6 de julho por volta das 11 horas, a Patrouille Suisse devia apresentar o seu show acrobático por cima de Langenbruck (BL) em comemoração do 100º aniversário da morte do pioneiro da aviação suíça Oscar Bieder. No entanto, nada aconteceu como previsto. Os pilotos enganaram-se e sobrevoaram o Festival de Iodelei em Mumliswil (SO).

4.8 kilómetros separam as duas localidades

Ao se aproximar de Langenbruck, o líder da patrulha avistou uma multidão e tendas de cores vivas, onde decorria o 31º Festival de Iodelei. Além da música tradicional suíça, os participantes ao evento tiveram direito a um show aéreo imprevisto. Menos felizes ficaram os fãs de Oscar Bieder e de aviação que ficaram sem ver o show previsto em Mumliswil-Ramiswil. Quando os experientes pilotos voltaram ao aeródromo, foram informados do engano pelo comandante. O porta-voz da tropa suíça, Daniel Reist, considerou o erro como pouco incómodo.

A Patrouille Suisse voa em antigos caças Tiger F5 de mais de 40 anos, que não estão equipados com navegação por GPS, adiciona o Russkoe Oruzhie. Os pilotos da patrulha acrobática usam um mapa (com a escala 1:100.000), uma caneta e pontos de referência visuais. Também não havia uma equipa no solo para corrigir as ações dos pilotos. Daniel Reist assegura que não são os mesmos aviões em caso de urgência ou para operações de combate.

Publicidade

Os próximos shows da Patrouille Suisse serão na sexta-feira 26 de julho (15h00) e no sábado 27 de julho (18h15) em Spiez (BE).

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos