O Benfica realizou o primeiro treino em solo suíço antes de defrontar a Juventus às 14h00 de sexta-feira (hora na Suíça), 22 de abril, no Estádio Colovray, em Nyon, em encontro da meia-final da UEFA Youth League.
Os comandados de Luís Castro afinaram as últimas linhas estratégicas para o embate com os italianos com o lastro histórico favorável. Sempre que chegaram às meias-finais os encarnados conseguiram o apuramento para a final, mas foram sempre derrotados. Em 2013/14, na época de estreia da prova, foram batidos pelos espanhóis do FC Barcelona (3-0), e em 2016/17 pelos austríacos do Salzburgo (2-1). Na época 2019/2020, o Benfica conseguiu voltar à final, mas foi de novo derrotado, desta vez pelos espanhóis do Real Madrid (3-2), não conseguido repetir o feito do FC Porto, a única equipa portuguesa que conquistou a prova, em 2018/19.
«A equipa está bem. É uma equipa já com alguma experiência, tem internacionais, habituados a grandes provas. Relativamente à Juventus, como é evidente, já sabemos tudo. Estamos a passar a informação aos jogadores aos poucos. É uma equipa com muita qualidade desde trás. Para estar na final four tem de ter muita qualidade, é onde estão as melhores equipas. Mas são quatro equipas muito fortes. A Juventus é um clube diferente dos que temos apanhado, porque a maior parte dos que apanhámos até agora são clubes formadores, que formam jogadores desde a base. A Juventus já tem um investimento muito alto, nestas idades já têm contratações de valores muito altos. Tornou-se numa equipa muito forte», analisou Luís Castro.
Contudo, o treinador dos juniores dos encarnados deixou uma certeza: «Podem esperar o mesmo Benfica dos outros jogos. Vamos querer pressionar, mandar no jogo, sabemos que são onze contra onze, o adversário também quer. Do outro lado existem onze jogadores, se jogássemos contra ninguém era fácil, mas o Benfica vai entrar para ganhar.»
Luís Castro realçou, ainda, a importância da UEFA Youth League: «É importante para a experiência e evolução deles. Queremos vencer a Juventus e estar na final. Mas independentemente de estar agora nas ‘meias’ ou chegarmos à depois final, tenho a certeza absoluta que há jogadores nesta equipa que vão jogar na equipa principal do Benfica.»
Eliminando a Juventus, o Benfica defrontará na segunda-feira, 25 de abril, às 18h00, o vencedor do Atlético de Madrid-Salzburgo.
