Esta quarta-feira, o Conselho Federal decidiu impor o uso obrigatório da máscara em todos os transportes públicos a partir de segunda-feira 6 de julho.

“Tendo em conta o aumento da frequência dos transportes públicos e o aumento de casos desde do meio do mês de junho, o Conselho Federal decidiu impor o uso obrigatório da máscara nos transportes públicos, uma medida que será aplicada em toda a Suíça a partir de segunda-feira 6 de julho”, indicou o Governo.

A Presidente da Confederação, Simonetta Sommaruga explicou que a medida é suficientemente forte porque não é dependente dos cantões.

A pressão aumentou no início da semana sobre esse tema. Já na semana passada, os membros do Governo de Genebra tinham pedido um uso obrigatório da máscara nos transportes públicos. O Conselho de Estado do cantão recusou sem considerar o assunto como arquivado.

Esta quarta-feira de manhã, o Conselheiro do Cantão de Berna, Pierre Alain Schnegg, tinha comunicado à imprensa querer introduzir essa medida o mais cedo possível e provavelmente ainda esta semana.