11 de maio: um passo para uma nova normalidade na Suíça

Conselho Federal

O Conselho Federal decidiu levantar mais medidas contra o coronavírus. Lojas, restaurantes, museus e bibliotecas vão reabrir a partir do dia 11 de maio. As atividades desportivas voltam também a ser autorizadas e os transportes públicos regressam ao seu funcionamento normal.

Restauração

Os restaurantes vão poder acolher os seus clientes sob a condição de que cada mesa tenha apenas quatro pessoas ou pais com os seus filhos. Os clientes deverão ficar todos sentados e isolados com um espaço de pelo menos dois metros ou isolados com um elemento de separação.

Escolas e ensino superior

Publicidade

Conforme o previsto a partir do dia 11 de maio, os professoras das escolas primárias e secundárias voltam a dar aulas presenciais. O Departamento federal da Saúde pública elaborou instruções de protecção. Os cantões e as comunas terão que preparar a reabertura das escolas tendo em conta das especificações locais.

No que respeita aos estabelecimentos de ensino superior estes poderão voltar igualmente às aulas presenciais, caso o curso onde estejam inscritos não tiver mais do que 5 alunos. A medida é válida para os cursos de música.

Outras reaberturas

O Governo suíço decidiu também que as lojas, os mercados, os museus ou ainda as bibliotecas podem reabrir no dia 11 de maio. Os jardins botânicos e os jardins zoológicos devem permanecer fechados até ao dia 8 de junho.

Desporto

Os treinos desportivos podem também recomeçar a partir do dia 11 de maio. No entanto, só poderá haver grupos de cinco pessoas no máximo, sem contacto físico e respeitando as medidas de higiene e distanciamento. Quanto ao desporto profissional, o Governo autoriza a organização de treinos com mais de cinco pessoas.

Conferência de imprensa

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos