O Conselho Federal decidiu levantar mais medidas contra o coronavírus. Lojas, restaurantes, museus e bibliotecas vão reabrir a partir do dia 11 de maio. As atividades desportivas voltam também a ser autorizadas e os transportes públicos regressam ao seu funcionamento normal.

Restauração

Os restaurantes vão poder acolher os seus clientes sob a condição de que cada mesa tenha apenas quatro pessoas ou pais com os seus filhos. Os clientes deverão ficar todos sentados e isolados com um espaço de pelo menos dois metros ou isolados com um elemento de separação.

Escolas e ensino superior

Conforme o previsto a partir do dia 11 de maio, os professoras das escolas primárias e secundárias voltam a dar aulas presenciais. O Departamento federal da Saúde pública elaborou instruções de protecção. Os cantões e as comunas terão que preparar a reabertura das escolas tendo em conta das especificações locais.

No que respeita aos estabelecimentos de ensino superior estes poderão voltar igualmente às aulas presenciais, caso o curso onde estejam inscritos não tiver mais do que 5 alunos. A medida é válida para os cursos de música.

Outras reaberturas

O Governo suíço decidiu também que as lojas, os mercados, os museus ou ainda as bibliotecas podem reabrir no dia 11 de maio. Os jardins botânicos e os jardins zoológicos devem permanecer fechados até ao dia 8 de junho.

Desporto

Os treinos desportivos podem também recomeçar a partir do dia 11 de maio. No entanto, só poderá haver grupos de cinco pessoas no máximo, sem contacto físico e respeitando as medidas de higiene e distanciamento. Quanto ao desporto profissional, o Governo autoriza a organização de treinos com mais de cinco pessoas.

Conferência de imprensa