A esperança foi dada durante a conferência de imprensa do Conselho Federal, na passada quarta-feira. A Ministra dos desportos, Viola Amherd, anunciou que os nadadores, tal como todos os desportistas, poderiam recomeçar os treinos a partir do dia 11 de maio, evitando o contacto físico, respeitando as normas de higiene e de distanciamento recomendadas. A natação é autorizada, mas os banhos de sol ou exposição solar na relva, não. A Ministra, acrescentou ainda, que serão as comunas a decidir a data de abertura das suas piscinas.

Em muitas localidades, a reabertura das piscinas públicas constitui uma prioridade. Logo que o Conselho Federal der autorização, é necessário contabilizar cerca de quatro semanas para preparar as piscinas para o público.

Importa, contudo, salientar, que é importante distinguir a prática de desporto, com o aspeto social e lúdico na utilização e reabertura das piscinas. O diretor, do Departamento Federal do desporto, Matthias Remund insistiu: “A prática do desporto é autorizada, pode ir-se à piscina nadar, mas não para estar com os amigos.”

Dez metros quadrados por pessoa

As infraestruturas desportivas podem, então, reabrir exclusivamente para prática desportiva. A modificação do decreto indica ser preciso 10 metros quadrados por pessoa, uma distância de 2 metros deve permanecer respeitada e os grupos devem ser claramente separados uns dos outros. O responsável das infraestruturas irá elaborar um plano de proteção, o qual especificará como e de forma os atletas poderão treinar sem ficarem expostos a uma infeção do vírus.

Os profissionais da área não estão muito otimistas com a rápida reabertura das piscinas, por parte das comunas. Por outro lado, os custos de abertura são extremamente elevados.

Medida muito aguarda

A reabertura das piscinas é uma das medidas mais aguardas, segundo Oscar Tosato, responsável dos desportos da cidade de Lausana (Vaud). Um dos motivos é o facto de muitos suíços preverem ficar no país durante o verão. O socialista confirmou, que as piscinas não estarão prontas antes do dia 1 de julho.

Existem ainda muitos pontos a analisar e as infraestruturas devem ser preparadas tendo em conta as diferentes normas. A cidade suíça aguardará por uma nova flexibilização das medidas desportivas, no dia 27 de maio. Depois, como foi referido anteriormente, será necessário contar com quatro semanas para a preparação das piscinas. Porém, caso a reabertura seja autorizada para o dia 8 de junho, as piscinas deverão abrir em grande parte, só no início de julho. Por fim, em função da evolução da pandemia, a reabertura poderá ocorrer mais tarde, mas nunca mais cedo que o previsto, como referiu o responsável dos desportos de Lausana.

Vírus na água

Até à data, não existe qualquer prova científica sobre o risco de transmissão da Covid-19 através da água. Assim sendo, tal como para a água consumível, as concentrações de desinfetantes utilizadas quer para tratar a água das piscinas e quer para a dos Spas públicos, devem ser suficientes para fazer face ao vírus.