Uma saída rápida da situação atual não é realista, segundo o Ministro da saúde Alain Berset. Se a disciplina da população em relação ao isolamento social, baixar, o Governo não exclui a possibilidade de recorrer a medidas ainda mais severas. A hipótese de um recolher obrigatório durante a Páscoa, não está descartada.
 
“Neste momento, parece ilusório pensar que vamos poder atenuar as medidas no 20 de abril”, indicou Alain Berset numa entrevista ao SonntagsZeitung.
 
“Será apenas quando o número de pessoas infectadas e admissões no hospital diminuir que vamos poder ponderar medidas mais leves”, indicou ainda o ministro. A experiência demonstra que atenuar as medidas muito cedo pode prolongar a crise.

 

Alain Berset está convencido que “até não atingir um certo nível imunidade na sociedade ou ter uma vacina, o vírus continuará connosco”.
 
Por enquanto, não é possível prever quando uma primeira atenuação das medidas será possível. “Para dizer francamente as coisas, não haverá uma saída total, mas uma transição por etapas”, afirmou Alain Berset.
 
Finalmente, o Ministro voltou a desaconselhar os encontros familiares na Páscoa implicando pessoas de idade; ele próprio vive de maneira quase isolada em Berna e não viu a sua família desde do mês de fevereiro.