Onze em pouco mais de 20 trabalhadores foram infectados com a Covid-19 e infraestruturas fora das normas são temas da nova ação da UNIA. O sindicato denuncia a obra das Allières (Les Eaux-Vives, Genebra). Durante uma visita à obra, o sindicato diz ter descoberto “com espanto” mais de uma dúzia de trabalhadores a comerem juntos numa única sala, que também é utilizada para mudar de roupa. “Mesmo fora deste período de crise sanitária, os regulamentos obrigam as empresas a separar a cantina dos balneários”, disse o secretário sindical José Sebastião.

Empresa desresponsabiliza-se

A UNIA também afirma que as pessoas que contraíram o novo coronavírus receberam uma carta do seu empregador, Belloni-Frutiger, na qual a empresa “foge claramente às suas responsabilidades em termos de protecção da saúde e higiene”.

Estes problemas comunicados à empresa não foram, de acordo com o sindicato, resolvidos. Na segunda-feira, numa segunda visita e apesar de um ultimato, os defensores dos trabalhadores afirmaram que não tinham sido postas em prática medidas adicionais. Após contacto com o empreiteiro geral, segundo o sindicato, Belloni garantiu que seriam tomadas medidas. A Unia exigiu que o correio enviado para os trabalhadores fosse também retirado.

“Medidas em conformidade com as medidas sanitárias”

Em resposta a estas acusações, “a empresa confirma que está a pôr em prática todas as medidas para combater a propagação do vírus”, disse Jean-Baptiste Brun, director da divisão geral de contratação da Belloni. Infelizmente, nesta situação pandémica, não estamos imunes a casos de contaminação. Foi o que aconteceu, pela primeira vez desde Março de 2020, na obra de Allières“. Acrescentou que, na sequência destes casos, o Serviço de Inspecção do Trabalho fez observações e “confirmou que as medidas em vigor estão em conformidade com as medidas sanitárias para combater a propagação do vírus”. O Director conclui que a empresa continuará a melhorar as condições de trabalho do pessoal, que é formado e informado e “a quem agradecem pelo seu empenho”.