Hóquei em patins: Benfica com jogo importante na Suíça

A equipa do SL Benfica vai estar presente em Montreux, no sábado 17 de fevereiro, para o penúltimo encontro da fase de grupos da Liga Europeia (equivalente à Liga dos Campeões no futebol).

Situação

Falta dois jogos e o SL Benfica está no 3° lugar do grupo. O FC Barcelona só registou vitórias e deverá acabar no 1° lugar do grupo. A outra vaga para os quartos de final será decidida entre os encarnados e os italianos do Forte dei Marmi.

O facto positivo é que os benfiquistas, sagrados campeões do Mundo no mês de dezembro, ainda dependem de si próprios para se qualificar. Faltando dois jogos, contra o Montreux HC na Suíça e em casa contra o Forte dei Marmi, o clube da Luz precisa de duas vitórias para estar nos quartos de final e jogar frente ao 1° do Grupo B… o FC Porto! Ainda falta muito caminho para um embate entre os dois eternos rivais nos quartos da Liga Europeia.

O Benfica precisa de duas vitórias e então de muito apoio. O clube lisboeta até já faz um apelo via a nossa página Facebook para o jogo na Suíça.

Mais do que uma vitória em Montreux, os lisboetas vão ter que melhorar a diferença de golos. Por isso, o ritmo deverá ser sempre muito elevado todo o jogo para garantir uma melhor margem antes de receber o Forte dei Marmi no Pavilhão Fidelidade (sábado 10 de março com transmissão na CERH TV e Benfica TV).

O Montreux HC ainda não criou qualquer surpresa no seu Grupo C, mas já esteve bem perto de a realizar. No 9 de dezembro, o clube suíço perdeu 4-1 (0-0 ao intervalo) frente aos italianos do Forte dei Marmi. A equipa transalpina, que chegou atrasada ao jogo, veio sem uma das suas principais figuras. Gonzalo Romero, cobiçado pelo Sporting CP, não fez a viagem até Montreux. O clube suíço empatou o jogo quando faltava 2 minutos para o final da partida, mas acabou por ceder nos segundos finais sofrendo 3 golos seguidos. Este exemplo mostra que o Benfica não poderá subestimar o seu adversário que ainda não somou qualquer ponto.

Na última sexta-feira, o Benfica goleou o Grândola por 9-1 em jogo dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal. Por seu lado, o clube suíço esteve sem competir.

O Benfica em Montreux

Certo que será um acontecimento muito raro para o clube local. A Suíça é representada por uma só equipa na principal competição europeia de clubes. O Montreux HC não vencia o campeonato suíço há 30 anos. Mas não será a primeira vez que o clube da Luz estará em Montreux. Por exemplo em 1962, os encarnados representavam Portugal na famosa “Taça das Nações” também conhecida por “Torneio de Montreux” (próxima edição em 2019). Na altura, a turma da Luz tinha os melhores jogadores do Mundo como o António Livramento. Considerado por muitos como o melhor jogador da História da modalidade, curiosamente foi nesse mesmo ano no Campeonato do Mundo (de Santiago do Chile) que Livramento saiu com a bola atrás da sua baliza e fintou toda a equipa argentina para marcar um golo de génio que deu o título a Portugal.

No Torneio de Montreux de 1962, a Suíça era representada pelo clube local que vai reencontrar no sábado. O Benfica venceu todos os jogos nomeadamente o último do evento contra o Montreux HC por três golos sem resposta.​

“Taça das Nações” na Gazette de Lausanne, 24.04.1962

No ano anterior, em 1961, o SL Benfica tinha sido menos feliz acabando a mais antiga competição de hóquei em patins no segundo lugar atrás dos espanhois do CP Voltregá. Os portugueses jogaram duas vezes contra os suíços do Montreux HC. Na fase de grupos, os encarnados perderam por 4-3 antes de vencer na fase final por 5-3.

Últimos resultados dos encarnados na Suíça

Num passado muito mais recente ou seja nas três últimas épocas, o Benfica foi o sorteado duas vezes (2014/2015 e 2016/2017) para vir jogar frente ao campeão suíço que tinha sido o RHC Diessbach. Num pavilhão pequeno e com um piso pouco comum em Portugal, o SL Benfica venceu sempre com dificuldades diferentes. O apoio foi sempre exelente por parte dos adeptos do clube português e ajudou o clube à vencer em terras helvéticas. No 8 de fevereiro 2014, o SL Benfica venceu facilmente na pequena localidade helvética por 2-11. Na época passada, os encarnados venceram em Diessbach (3-4) com muitas dificuldades.

Os portugueses do Montreux

Capitão do Montreux HC, Tiago Sousa, é um dos principais jogadores da equipa suíça. O português também já jogou no (desaparecido) RHC Basel na Suíça juntamente com os ex-benfiquistas Rui Ribeiro, Carlos Silva e Mariano Velasquez.

Reforço para a segunda metade da época, Flávio Silva, é o mais recente jogador do plantel. Inscrito pouco antes de fim do mercado de transferências (31 de dezembro), Flávio não tinha jogado a primeira mão em Lisboa porque respresentava o Genève RHC. Esta época, o jogador português enfrentou os portugueses do HC Turquel na Taça CERS (equivalente à Liga Europa no futebol) com as cores do seu antigo clube.

No entanto, o principal jogador do clube é espanhol e chama-se Xavier Terns que já marcou 27 golos no campeonato helvético em 11 jogos!

Tiago Sousa (à esquerda) e Flávio Silva (à direita) em ação frente ao Forte dei Marmi

Plantel do SL Benfica

O Benfica estará na máxima força em Montreux porque trata-se de um jogo decisivo. No último jogo dos encarnados frente ao Grândola, Pedro Henriques não foi convocado e deixou o seu lugar para o júnior Daniel Machial, guarda-redes de 19 anos.

Em Montreux, o Forte dei Marmi tinha arriscado poupando um dos seus melhores jogadores e esteve perto de perder pontos na Suíça. Faltando dois jogos decisivos, o clube da Luz não deverá fazer qualquer poupança.

Não podemos esquecer o treinador, Pedro Nunes, reconhecido como um dos melhores da modalidade. Chegou em 2013 e já venceu a maior prova europeia de clubes com os encarnados em 2016, o treinador do SL Benfica quer voltar à vencer a competição este ano.

Pedro Nunes, treinador do SL Benfica

Informações sobre o jogo

Evento Facebook: Montreux HC – SL Benfica | Liga Dos Campeões (Hóquei em patins)

Decoração para as fotos no Facebook: Montreux HC – SL Benfica

Bilhetes online via o site da IDTicketing

Local:

Salle Omnisports du Pierrier, 1815 Clarens

O parque de estacionamento tem cerca de 100 lugares. Por isso, aconselhamos chegar o mais cedo possível ao pavilhão situado à beira do lago.

Publicidade

Este evento é promovido por nós, mas não fazemos parte da organização. Seria FC Porto, Sporting CP ou UD Oliveirense sorteado contra o Montreux HC, já tinhamos previsto promover este jogo da modalidade que mais títulos trouxe à Portugal.

#Suíça #Desporto #Montreux #Hóquei #Benfica

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos