Suíça: Voos fretados trazem trabalhadores portugueses

Trabalhadores sazonais portugueses estão a vir para Suíça “socorrer” os agricultores locais. Vários viticultores suíços fretaram aviões. Hoje, no final da tarde, estava prevista uma só chegada, no aeroporto de Genebra, praticamente vazio. Este sábado chegaram 39 trabalhadores e estão previstos chegarem mais 140 portugueses na próxima segunda-feira, num voo charter.

Uma só chegada prevista no final da tarde em Genebra,
Uma só chegada prevista no final da tarde em Genebra,

No cantão de Genebra, os viticultores pediram apoio à Câmara do comércio agrícola para organizar a viagem. Segundo François Erard, diretor de AgriGenève, um dos motivos da vinda destes portugueses, é o facto dos suíços e franceses não quererem trabalhar na agricultura.

Outra razão, que pesa na decisão de fretar trabalhadores portugueses, no lugar de pessoas no desemprego, é que estes trabalhadores podem ser chamados de volta ao mercado de trabalho, e na sua área. Nesse sentido, o viticultor pode ficar sem qualquer empregado, e sem tempo de se poder organizar.

Trabalhadores portugueses devem respeitar as medidas ligadas ao coronavírus.
Trabalhadores portugueses devem respeitar as medidas ligadas ao coronavírus.

Uma das viticultoras envolvidas nessa operação lembra que este é um trabalho duro e exigente do ponto de vista físico. Para além disso, importa salientar que é um trabalho específico, sendo por isso necessário, conhecimentos e experiência prévia neste domínio.

Publicidade

Vera Barradas, uma das trabalhadoras implicadas, contou à televisão suíça fazer esta viagem há mais de vinte anos, uma vez que “em Portugal não há nada”. Em princípio, esses trabalhadores sazonais regressarão a Portugal no início do mês de julho, com a esperança de voltarem para as vindimas.

Trabalhadores sazonais numa vinha do cantão de Genebra
Trabalhadores sazonais numa vinha do cantão de Genebra

Reportagem da RTS (em francês):

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos