As autoridades do cantão do Valais fizeram vários controlos de velocidade no Valais durante o fim de semana de 2 e 3 de Outubro. Foram registadas várias infracções, incluindo 3 delitos por excesso de velocidade.
No sábado 2 de Outubro, pouco antes das 07h00, um automobilista português de 34 anos de idade foi registado em excesso de velocidade a 105 km/h em vez dos 50 km/h prescritos na Rue de Lausanne em Sion. O condutor foi interrogado no local e mostrou sintomas de embriaguez. Foi submetido a dois testes de álcool e depois a um teste de drogas, todos os três positivos.
No mesmo dia, às 18h40, um segundo automobilista português de 53 anos foi registado a 163 km/h em vez dos 80 km/h prescritos na Route du Vin em Chamoson.
No dia seguinte, domingo 3 de Outubro, um terceiro condutor português de 21 anos foi interpelado enquanto conduzia a uma velocidade de 141 km/h em vez dos 60 km/h permitidos numa estrada cantonal em Gamsen.
Os três condutores portugueses, todos residentes no Valais, tiveram as suas cartas de condução revogadas imediatamente. Foram ainda denunciados ao Departamento de Tráfico e Navegação e ao Ministério público. São passíveis de ficar sem a carta de condução durante pelo menos dois anos e de ser condenados a uma pena mínima de um ano de prisão.
