Várias testemunhas afirmam que o incêndio foi provocado por uma «vela de aniversário» (candle sparkler), que as empregadas de mesa tinham colocado em garrafas de champanhe.
Segundo um jornalista do jornal Blick, 47 pessoas terão falecido. A informação ainda carece de confirmação.
Quanto à nacionalidade das vítimas, a Procuradora Béatrice Pilloud afirmou que nenhuma vítima foi ainda identificada. «A prioridade agora é socorrer os sobreviventes», acrescentou.
Nas redes sociais, circulam imagens do drama. Como estas que mostram o teto do piso inferior do bar Constellation a arder. Apesar de terem sido inicialmente publicadas nesta página, foram apagadas para evitar ferir a sensibilidade do público.
É importante também partilhar o conteúdo nas redes sociais com cuidado. Muitas imagens, nomeadamente vindas de Espanha, foram geradas com recurso a inteligência artificial.
