Confederação Suíça comunica temas abordados com Portugal

Reunião, por videoconferência a partir do Palácio de Belém, com a Presidente da Confederação Suíça, Simonetta Sommaruga
Reunião, por videoconferência a partir do Palácio de Belém, com a Presidente da Confederação Suíça, Simonetta Sommaruga

A Presidente da Confederação Simonetta Sommaruga realizou uma videoconferência de uma hora com o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, seguida de mais uma hora com o Primeiro-ministro António Costa. Portugal assumirá a Presidência do Conselho da União Europeia (UE) a partir do dia 1 de Janeiro de 2021. As conversas tiveram lugar ontem, segunda-feira dia 16 de Novembro, e hoje e abrangeram a política europeia, a gestão de crises sanitárias, o clima, o ambiente, as relações bilaterais e o investimento nos caminhos-de-ferro.

O encontro já tinha sido noticiado pelo nosso portal após uma nota publicada no site oficial da Presidência da República. Contudo, o Estado português preferiu não revelar os assuntos tratados entre Simonetta Sommaruga, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. Poucas horas depois, a Suíça comunicou de forma concreta os diversos temas que foram alvo de conversa.

Simonetta Sommaruga, fez o ponto da situação sobre o dossier europeu: na semana passada o Conselho Federal adoptou a sua posição sobre o acordo institucional e estabeleceu contacto com a UE. Por sua vez, o Presidente e o Primeiro-Ministro portugês apresentaram os planos que pretendiam fazer no primeiro semestre de 2021 no âmbito da Presidência do Conselho da UE.

Em relação à crise da Covid-19, ambos os países são de opinião que é essencial uma consulta e coordenação estreitas. Simonetta Sommaruga acredita que faz sentido envolver a Suíça nos mecanismos que a UE criou para gerir a crise. As conversações também se centraram no objectivo de uma maior compatibilidade com o clima quando se trata de revitalizar a economia, uma vez terminada a crise. Simonetta Sommaruga e os seus dois interlocutores discutiram a política climática seguida pela Suíça e por Portugal. Discutiram também como os dois países, dados os seus valores comuns, poderiam alcançar melhor os seus objectivos ambientais a nível internacional.

Publicidade

Ambas as partes sublinharam o facto de que os seus países têm laços antigos e estreitos. Aproximadamente 260.000 portugueses vivem na Suíça, tornando-a a terceira maior comunidade estrangeira do país, e cerca de 4.500 suíços vivem em Portugal. Em termos económicos, o investimento em energias renováveis está a desempenhar um papel cada vez mais importante nas relações entre os dois países.

Devido à pandemia, Simonetta Sommaruga não viajou para Lisboa como inicialmente previsto. Por este motivo, as conversações foram realizadas por videoconferência na segunda-feira 16 e terça-feira 17 de Novembro de 2020.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos