Covid-19: Cantão de Vaud declara estado de necessidade

(KEYSTONE/Laurent Gillieron)

O cantão de Vaud anunciou o estado de necessidade. O Conselho de Estado está assim a dotar-se de todos os meios para gerir a crise. As seguintes medidas entram em vigor na quarta-feira, dia 4 de Novembro, às 17 horas e estão programadas para decorrer até à meia-noite do dia 30 de Novembro.

 

• Os eventos privados e públicos são proibidos para mais de 5 pessoas, com exceção para os agregados familiares superiores a 5 membros.
• Os funerais podem ser realizados na estrita privacidade das famílias.
• Os seguintes locais ficarão fechados: cafés, restaurantes, bares, museus, cinemas, salas de concertos, teatros, casinos, salas de jogo, instalações de lazer, centros desportivos e de bem-estar (ginásios).
• As escolas e jardins de infância permanecem abertos.
• As cantinas ou instalações de formação da empresa podem continuar a funcionar.
• Lugares de estudo, tais como salas de leitura e bibliotecas permanecem abertos.
• As discotecas e clubes nocturnos permanecem fechados.
• O uso de máscara é obrigatório em locais públicos fechados, locais de trabalho interiores, veículos com dois ou mais ocupantes (excepto pessoas do mesmo agregado familiar), e em áreas de elevado tráfego, tal como definido pelas comunas.

Desporto amador

Relativamente ao desporto amador, a prática individual é permitida, ao contrário dos desportos de contacto, desportos de grupo em recintos fechados e competições. As crianças com menos de 16 anos podem praticar desporto normalmente no interior ou ao ar livre, com excepção das competições. Entre os 12 e 16 anos de idade, devem usar a máscara em desportos interior.

Teletrabalho

Publicidade

O teletrabalho é imposto sempre que possível, tanto nas administrações públicas como nas empresas privadas. São autorizadas reuniões profissionais até 30 pessoas, excepto em casos excepcionais, desde que a máscara seja usada e que as distâncias sejam respeitadas.

O Conselho de Estado realizará uma conferência de imprensa na quinta-feira 5 de Novembro, após consulta aos parceiros económicos e sociais, para detalhar a ajuda e as medidas de apoio aos sectores afectados.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos