Como medida de precaução, a Confederação está a recuperar as máscaras adquiridas em 2007 que foram distribuídas a diversas instituições e cantões. As análises revelaram vestígios de fungos (Aspergillus fumigatus).
As máscaras de higiene contaminadas provêm de um stock antigo de 13,5 milhões de artigos que a Confederação tinha adquirido como parte da sua preparação para a uma eventual pandemia. Como não é possível testar todas as máscaras, todo o lote está a ser recolhido como medida de precaução, disse o exército suíça na quinta-feira.
A presença de contaminação microbiológica foi detectada pelo laboratório dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG) sobre uma amostra. Nenhuma contaminação deste tipo foi detectada durante testes anteriores, disse o exército.
Também as FFP2
As máscaras foram armazenadas na farmácia do exército. No início da crise do Covid-19, elas foram entregues gratuitamente a cerca de 160 instituições e aos cantões, principalmente no sector da saúde. Foram encontrados vestígios de contaminação fúngica em alguns e não em outros.
Foram também encontrados vestígios de contaminação noutro lote de 305.000 máscaras FFP2. Serão também removidas e trocadas como medida de precaução. A origem destes vestígios fúngicos continua a ser um mistério: pode ser do transporte ou do armazenamento. Está em curso uma análise.
Valais, Genebra e Neuchâtel
A farmácia do exército reagiu imediatamente e recordou o equipamento defeituoso. Todos os grupos envolvidos foram notificados. As máscaras serão substituídas a partir da próxima semana.
Os cantões de Valais, Genebra e Neuchâtel são particularmente afectados, disse o porta-voz do exército Daniel Reist à Keystone-ATS. O exército não sabe quem deu a missão ao HUG de realizar este teste microbiológico. O porta-voz abstém-se de comentar o facto de uma boa parte do lote já ter sido provavelmente utilizada dois meses após a sua distribuição.
Comércios não envolvidos
O fungo Aspergillus fumigatus é relativamente inofensivo para a maioria da população. Mas pode tornar-se perigoso em pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.
As máscaras que foram fornecidos aos comércios não foram afectadss. Um total de 18 milhões de unidades foram vendidas em Abril para população.