Covid-19: Próximas medidas federais divulgadas pela imprensa suíça

© EPA/LAURENT GILLIERON

A obrigação de usar uma máscara deverá ser alargada, incluindo ao ar livre. Esta medida está incluída no projecto de Despacho Covid-19 que o Conselho Federal apresentou aos cantões para consulta.

O Conselho Federal e os cantões discutiram estas novas medidas na quinta-feira passada e o Governo suíç0 poderá tomá-las na próxima quarta-feira. Dizem respeito, em particular, a reuniões, instituições públicas e manifestações.

Neste projecto de despacho de sete páginas, que a Keystone-ATS obteve no sábado, o Governo planeia generalizar o uso de máscara em todos os locais povoados, tanto no interior como ao ar livre. Vários cantões já tomaram a dianteira esta semana.

Máscaras ao ar livre

São incluidas todas as áreas de instalações e negócios interiores e exteriores acessíveis ao público, incluindo mercados ou áreas de espera nas estações ou paragens de autocarros. É também necessária uma máscara no local de trabalho interior. As excepções são os casos em que existem escritórios individuais ou em que uma máscara não pode ser usada por razões de segurança. As empresas devem também garantir que os empregados possam trabalhar em casa sempre que possível.

Clubes nocturnos fechados

Não mais de 50 pessoas podem participar num evento público. As assembleias políticas do poder legislativo a nível federal, cantonal e comunal estão expressamente excluídas da limitação do número de pessoas.

Não mais de 15 pessoas podem participar numa reunião familiar ou de amigos, tais como aniversários ou casamentos.

Restaurantes e clubes fecham das 22h às 6h. As discotecas e outros locais de dança manterão as suas portas fechadas.

Máscara a partir dos 12 anos de idade

O ensino nas universidades e outras instituições de ensino superior deve ser feito à distância, enquanto as crianças a partir dos 12 anos de idade devem usar uma máscara na escola obrigatória.

Publicidade

O desporto de contacto amador seria proibido, enquanto que o desporto sem contacto seria permitido com um limite de 15 pessoas. Uma máscara deve ser usada dentro de casa e a distância deve ser mantida. Uma máscara deve ser usada no exterior se a distância não puder ser mantida.

Os coros amadores já não podem actuar e ensaiar. Os profissionais podem, mas com planos de protecção. Os concertos de coro são proibidos.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos