De 20 a 23 de fevereiro de 2025, os melhores jogadores de ténis de mesa da Europa reunir-se-ão na cidade suíça de Montreux para disputar o prestigioso torneio Top 16 da Europa. Esta competição anual, organizada pela União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU), promete intensas disputas entre os maiores talentos do continente.
Uma competição de prestígio
O torneio Top 16 da Europa serve não apenas como um palco para a consagração dos melhores atletas europeus, mas também como uma porta de entrada para a Taça do Mundo da ITTF. Com um formato de eliminação direta, os 16 melhores jogadores masculinos e femininos do ranking europeu irão defrontar-se pelo título e pela qualificação para competições globais.
Presença Portuguesa
Portugal estará representado no torneio por Marcos Freitas no setor masculino, enquanto Fu Yu e Shao Jieni competirão no setor feminino. Freitas, um dos nomes mais respeitados do ténis de mesa português, procura consolidar a sua posição entre os melhores do continente. Fu Yu, veterana da modalidade, tentará impor a sua experiência para alcançar um bom desempenho, enquanto Shao Jieni trará a sua determinação e consistência ao torneio.
Além disso, João Geraldo estará presente na fase de qualificação masculina, lutando por um lugar no quadro principal da competição.
Os favoritos ao título
No setor masculino, os principais favoritos incluem os irmãos Félix Lebrun e Alexis Lebrun (França), que têm dominado o ténis de mesa europeu nos últimos tempos. Félix, em particular, tem-se destacado com performances impressionantes contra os melhores do mundo. Outro forte candidato ao título é Darko Jorgić (Eslovénia), tricampeão consecutivo deste torneio, que tentará defender a sua hegemonia.
No setor feminino, a atual campeã Jia Nan Yuan (França) surge como uma das grandes candidatas ao título, tentando repetir o seu sucesso da edição anterior. Bernadette Szőcs (Roménia) e Sofia Polcanova (Áustria) também são nomes a ter em conta, graças à sua consistência e experiência em competições de alto nível.