No ano passado, os bombeiros voluntários de Val-de-Ruz tiveram uma formação sobre um novo sistema de salvamento aéreo, que está agora 100% operacional. A viatura auto escada (ver foto) que foi usada durante mais de 30 anos no território de Neuchâtel (em La Chaux-de-Fonds e no Val-de-Ruz) foi retirada do serviço operacional da região do Val-de-Ruz e será enviado para Portugal.

O Conselho Municipal do Val-de-Ruz comunicou, esta semana, que respondeu favoravelmente a um pedido de Portugal: a viatura irá equipar um quartel de bombeiros na cidade universitária de Coimbra, no centro do país.

“Doação do município”

“O viatura auto escada é uma doação do município”, disseram as autoridades suíças. A transferência da viatura e os elementos administrativos são realizados via um contacto na Suíça e pela a Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários da cidade de Coimbra.

“A aquisição de equipamentos para os bombeiros voluntários lusitanos não é absolutamente comparável com as práticas em Neuchâtel e na Suíça”, disseram as autoridades do Val-de-Ruz. Explicação: “Uma grande parte do dinheiro necessário para financiar as aquisições é recolhida através das associações humanitárias dos bombeiros voluntários, que recolhem donativos de empresas ou particulares, assim como pela organização de vários eventos”.

“Tendo em conta a actual crise sanitária, a angariação de fundos é particularmente difícil”, observam as autoridades de Val-de-Ruz. As autoridades suíças estão convencidas de que “a chegada deste veículo de salvamento aéreo do Val-de-Ruz sob a forma de doação será particularmente apreciada pelos bombeiros voluntários da cidade de Coimbra”.