Vevey: a cidade de Charlie Chaplin e da Nestlé

Vevey fica na margem do Lac Léman, entre Lausanne e Montreux. Tal como seria de esperar, a vista sobre o lago, e que se estende até às montanhas dos Alpes, é deslumbrante! Vevey experimentou o seu primeiro apogeu final do século 19. Ainda hoje, hotéis imponentes e um calçadão à beira do lago, contornado por palmeiras, continuam a servir como memória viva daquela época. Por outro lado, Vevey é um moderno centro regional e sede da Nestlé, o gigantesco grupo internacional de comida e bebida. Seu habitante mais ilustre foi, provavelmente, o comediante Charlie Chaplin, que passou os últimos 25 anos de sua vida na cidade. Um monumento dedicado a ele foi erguido à margem do Lago de Genebra.

Garfo em frente ao Museu da nutrição

Além do edifício grandioso e moderno da sede da Nestlé, na cidade podemos ainda visitar a sua fundação e o Museu Alimentarium, dedicado à alimentação e nutrição humana. Você poderá conhecer os costumes alimentares de diversas outras culturas e países do mundo. O museu é ideal para levar crianças.

Em frente ao museu, é possível ver um garfo “espetado” no lago.

É também em Vevey que se realiza a tradicional festa dos viticultores e do vinho organizada cerca de quatro vezes por século.

Chaplin’s World

Antiga propriedade da família Chaplin, Museu Chaplin’s World

Na antiga propriedade rural onde vivia a família de Chaplin, “Manoir de Ban”, em Corsier-sur-Vevey, um mundo totalmente novo sobre o homem com chapéu-coco está previsto para abrir em 17 de Abril 2016. É aqui, na mansão com um enorme parque, que os visitantes vão conhecer a vida do artista – um novo prédio também vai exibir obras de arte de Chaplin.

Filmes como “Luzes da Ribalta”, “O Grande Ditador” e “Tempos Modernos” poderiam ser proclamados o cânone cultural do século 20. Igualmente famoso é o protagonista Charles Spencer Chaplin – o comediante nascido em Londres passou os últimos 25 anos de sua vida no planalto ensolarado de Vevey.

Museu de Chaplin

A propriedade “Manoir de Ban” está aberta ao público. A mansão e o parque de 14 hectares com a vista panorâmica do Lago Léman fornece uma visão da vida dos Chaplins. Na sala de exposições recém-construída do mais moderno museu didático, as criações artísticas do famoso diretor e ator são mostradas na forma de filmes décor originais. Uma sala de cinema e um teatro multimídia são ingredientes de uma experiência bem divertida sobre Charlie Chaplin.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos