Conheça as cataratas subterrâneas de Trümmelbach

Estrondosas trovoadas e sonoros rugidos no interior da montanha, com águas que gorgolejam, espumam e se agitam violentamente: estas são as Cataratas do Trümmelbach. São as quedas d’água subterrâneas mais extensas da Europa, localizadas no Vale de Lauterbrunnen, comumente chamado de Vale das 72 Cachoeiras.

Lauterbrunnen

As Cataratas do Trümmelbach são as únicas quedas d’água de geleira do mundo acessíveis por elevador, galerias, túneis, trilhas e plataformas. Elas carregam sozinhas a água de degelo das geleiras do Jungfrau vale abaixo – chegando a 20.000 litros de água por segundo. A água leva consigo, por ano, mais de 20.000 toneladas de seixos e pedaços de rocha, fazendo a montanha inteira tremer, provocando barulhos estrondosos.

Acessadas por túneis, elevadores, plataformas e trilhas pra lá de inusitadas, as cataratas de Lauterbrunnen, situadas na minúscula Lauterbrunnen, podem ser classificadas como um atrativo ‘fora do comum’, afinal não é em todo lugar que se encontra 72 quedas d’águas subterrâneas. A pequena vila suíça serviu de inspiração para a terra dos Elfos no filme O Senhor dos Anéis.

Publicidade

As excursões de caminhada, que acontecem em terrenos predominantemente planos, saem de Lauterbrunnen e vão até Stechelberg, passando por jorros de água de paredes rochosas verticais com várias centenas de metros de altura.

Possivelmente este será o ponto da viagem mais surpreendente e instigante dentre os naturais. Imagina descer montanha abaixo por uma escada que passa por dentro e fora, passar entre paredões rochosos e chegar nas cachoeiras? Depois de tudo é só subir de elevador (ele só é utilizado na volta).

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos