Covid-19: Conselho Federal anuncia novas medidas na sexta-feira

A situação é preocupante segundo o Conselho Federal. “Há estagnação a níveis muito elevados. A estagnação de casos é também elevada na parte francófona, apesar de terem sido tomadas medidas rigorosas”.

Os riscos são elevados se ocorrer uma aceleração dos casos nos próximos dias, disse Alain Berset. “Imagine onde estaríamos se houvesse uma duplicação de casos a cada sete ou oito dias, como foi o caso em Março”.

As medidas em consulta são as seguintes e podem entrar em vigor a partir de sábado e até ao dia 20 de Janeiro pelo menos :

• Restaurantes, lojas e mercados, actividades de lazer e desportivas terão de fechar às 19:00 e estarão também fechados aos domingos.
• As reuniões privadas serão limitadas a um máximo de cinco pessoas de dois lares. O número será aumentado para dez para as férias de Natal e Ano Novo.
• Os eventos públicos serão proibidos, com excepção das celebrações religiosas e das assembleias legislativas. Todas as actividades culturais (incluindo as actividades escolares) serão proibidas. Eventos profissionais também, a menos que sejam transmitidos em linha.

As medidas têm de ser confirmadas pelos cantões e a decisão do Conselho Federal será tomada na sexta-feira.

Se a situação continuar a deteriorar-se na próxima semana, o Conselho Federal planeia decidir sobre outras medidas na sua reunião de 18 de Dezembro, tais como o encerramento de restaurantes e lojas.

Contudo, a lista de países de risco não deverá ser modificada esta semana.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos