Covid-19: Hospital do Valais em alerta máximo

O Centre Hospitalier du Valais Romand entra em estado de alerta máximo esta segunda-feira, segundo Eric Bonvin, o director do hospital. Os utentes do Valais começarão assim a ser enviados para hospitais de outros cantões.

No domingo, o director informou que havia “124 pessoas hospitalizadas em camas de cuidados intensivos em hospitais da parte francófona do Valais”. O aumento é constante e preocupante”, acrescentou ainda o responável hospitalar.

Publicidade

Eric Bonvin observa que a situação actual é a mesma que no pico a 23 de Março. Mas, diz ele, “no dia 23 de Março, estávamos dez dias após as medidas tomadas pelo Conselho Federal. Para que estas medidas tenham efeito, temos de esperar duas a três semanas. Desta vez, as medidas foram tomadas mais tarde. Compreende-se que não podemos esperar o auge de imediato. Teremos de esperar mais (…) A próxima semana vai ser muito difícil”, explicou o director do hospital.

Alerta máximo

“A partir de amanhã (segunda-feira), vamos ter uma célula de crise. Vamos activar a fase 4 de alerta, o que significa pedir ajuda externa. Veremos como podemos encaminhar pacientes para outras estruturas”. Os doentes do Valais poderão assim ser transferidos para o Hospital do Alto Valais e depois para outros cantões.

Outra dificuldade salientada pelo chefe do Hôpital du Valais: “Temos cada vez mais cuidadores infectados. Eles não estão infectados no trabalho, mas na vida social como qualquer outra pessoa. Hoje, na parte francófona do Valais, já temos 50 pessoas infectadas com licença médica devido à Covid-19. E estes números estão a aumentar de dia para dia”.

Publicidade
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on pinterest

Outros Artigos