No passado domingo, 15 de outubro por volta das 18h, um automobilista foi observado a conduzir de forma hesitante na autoestrada perto de Sierre. Após ser interceptado rapidamente por uma patrulha da polícia, verificou-se que o condutor tinha acabado de inalar “Nitrous Oxide”, ou óxido nitroso, de um balão insuflável. Duas garrafas do mesmo gás foram encontradas no seu carro.

Num comunicado emitido esta quarta-feira, a polícia especificou que o motorista, claramente desorientado, mostrava sinais de paranoia. O indivíduo, um português de 29 anos residente no Valais central, foi prontamente levado para as urgências do hospital de Sion. Devido à gravidade da situação, foi reportado ao Ministério Público e ao Serviço de Circulação Rodoviária e de Navegação, sendo-lhe consequentemente notificada uma proibição de conduzir.

De acordo com Stève Léger, porta-voz da polícia cantonal de Valais, a região ainda não foi amplamente afetada pelo consumo indevido de óxido nitroso. “É a primeira vez que nos deparamos com esta problemática”, afirmou. No entanto, alertou para os perigos deste gás, utilizado na medicina como anestésico e na culinária para fazer chantilly. “Os pais devem estar atentos se encontrarem este tipo de cápsulas em casa.”

Inalar óxido nitroso não é inofensivo. Pode levar a uma hipóxia, ou seja, uma redução do fornecimento de oxigénio ao corpo. O consumo deste gás pode causar tonturas, dores de cabeça, náuseas e outros sintomas como desmaios ou perda de equilíbrio, como sublinhado pelo comunicado policial.