A vacinação contra o novo coronavírus será coberta pelo seguro de saúde obrigatório (AOS). A Confederação e os cantões cobrirão também uma parte dos custos da vacinação.

A vacinação é um tema importante na luta contra a pandemia, comunicou a OFSP/BAG. A estratégia de vacinação escolhida pela Confederação dependerá das propriedades e da disponibilidade de cada vacina. O objectivo será, acima de tudo, prevenir formas graves da doença em grupos vulneráveis, assegurar a sustentabilidade do sistema de saúde e minimizar as consequências sociais e económicas negativas. As primeiras vacinações estão previstas para a primeira metade de 2021, uma vez obtida a autorização do Swissmedic.

Vacina não obrigatória
O Conselho Federal não tem planos para tornar a vacinação obrigatória. De acordo com a Lei sobre Epidemias, os custos que não são cobertos pelo seguro de saúde serão suportados pela Confederação e pelos cantões. A vacinação será assim gratuita para a população.

As seguradoras de saúde suportarão os custos das consultas médicas e da vacina, enquanto a Confederação suportará os custos de transporte, distribuição da vacina aos cantões, e custos superiores a cinco francos por dose de vacina.

Os preços das futuras vacinas ainda não são conhecidos. Os cantões suportarão os custos de logística no seu território, bem como o co-pagamento. Não será cobrada qualquer franquia. As estimativas situam os custos entre 200 e 250 milhões CHF para as seguradoras de saúde e um montante mínimo semelhante para o Governo.